sexta-feira, 21 de junho de 2013

Plano de aula

Objeto do conhecimento:

 Tema 4: Tratamento da Informação / Probabilidade / Estatística.

Ano/ Série:
9º Ano/ 8ª Série – 4º bimestre.

Objetivo geral a ser alcançado:

Construir e interpretar os dados em tabelas e gráficos.

Objetivos específicos:

·         Coletar dados significativos para construir uma tabela;
·         Organizar os dados coletados em forma de tabela;
·         Interpretar os dados da tabela;
·         Localizar números racionais na reta numérica;
·         Compreender as informações transmitidas pela tabela e construir o gráfico.

Justificativa de se trabalhar esse conteúdo:

 Apresentam uma relevância social da informação com uma vinculação ao contexto de vida do aluno.

Competências do sujeito:

GII - Competências para realizar
·         H43 - Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.
GII - Competências para compreender
·         H42 - Resolver problemas que envolvam  informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
·         H44 - Resolver problemas que envolvam processos de contagem; princípio multiplicativo.
·         H45 - Resolver problemas que envolvam ideias básicas de probabilidade.

Habilidades:

H 34: Identificar e interpretar informações transmitidas por meio de tabelas.
H 35: Identificar e interpretar informações transmitidas por meio de gráficos.

Procedimentos metodológicos:

·                     Uso de explanação e Narrativas (contábeis, infográfico, uso do paradidático Atividades e Jogos com estatística), começar a aula com uma situação problema que esteja ao alcance do aluno, de modo a provocar curiosidade e desejo de conseguir envolvê-los nas atividades sugeridas;
·                     Exemplificação usando situações problemas relacionadas ao cotidiano do aluno através de leitura compartilhada;
·                     Divisão da sala em grupos para realizar pesquisa de campo;
·                     Organização dos dados pesquisados em forma de tabela;
·                     Ida a sala de informática para, no excell, construir a tabela e o gráfico;
·                     Apresentação da pesquisa em tabela e gráfico à sala.

Recursos Materiais:

·                     Livro Didático (Narrativa e Contextualização);
·                     Narrativa no Infográfico (maneira de contar histórias por trás de gráficos e tabelas);
·                     Narrativas contábeis;
·                     Caderno do aluno do Governo do Estado de São Paulo;
·                     Textos de apoio relacionados ao tema;
·                     Livro paradidático sobre tabelas e gráficos: Atividades e Jogos com Estatística de autoria de Marion            Smoothey ou www.spcione.com.br;
·                     Sala de informática, Internet, Excell.
·                     Dados da pesquisa e

Avaliação:

·                     O aluno será avaliado constantemente na sua atuação de pesquisa, autonomia, liderança, prática de estudo, exposição do conteúdo assimilada de forma oral e escrita;
·                     Atividades com consulta, pesquisas, leituras;
·                     Observar a participação e envolvimento do grupo na sala de informática;
·                     Verificação da seleção de dados pertinentes para a construção da tabela;
·                     Construção do gráfico;
·                     Autoavaliação depois da apresentação da pesquisa/tabela/gráfico à sala;

·                     Recuperação contínua e paralela.


MAPEAMENTO 

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